Você pensa estrategicamente?

Você consegue pensar estrategicamente? Você conhece a estratégia de sua organização? Como podemos aprender a pensar estrategicamente? Quer participar de um exercício sobre o tema? Responda à pesquisa abaixo

No primeiro artigo desta série pedi a colaboração dos leitores do Blog, para participar de uma pesquisa, respondendo à questão:

  • Quais são os 3 (somente três) principais problemas de sua empresa?

Em primeiro lugar, devo registrar: a pergunta foi feita de maneira absolutamente isenta (ou neutra), uma vez que os respondentes não tinham conhecimento da classificação que seria feita com as respostas. Houve o cuidado em não indicar pistas de como seria tratado. Este cuidado teve como objetivo evitar alguma possível tendência nas respostas.

Não foi identificado o perfil dos entrevistados, haja visto que esta pesquisa não tinha como objetivo um estudo mais aprofundado, ou mesmo com um tratamento científico mais elaborado. A intenção era, meramente, provocar os leitores do blog com uma reflexão sobre o “pensar estrategicamente”.

O tratamento dos dados obtidos foi feito classificando os problemas relacionados em estratégico, tático ou operacional.

Quando o problema citado parecia ser algo que engloba toda a organização, com alcance de longo prazo, e cuja solução costuma envolver a Direção, foi classificado como estratégico.

Quando o problema citado parecia ser algo que engloba um departamento (setor), com alcance de médio prazo, e cuja solução costuma envolver uma Gerencia foi classificado como tático.

Quando o problema citado parecia ser algo relacionado à operação (produção), ligado a um produto ou serviço específico, com alcance de curto prazo, e cuja solução envolveria Supervisão (talvez Gerencia), foi classificado como operacional.

Para uma leitura completa, veja Você pensa estrategicamente? – parte 2 « Blog de Kleber Nóbrega.

Embora possa ocorrer uma certa imprecisão na classificação, de um total de 121 respondentes, que responderam à pesquisa entre os dias 5 e 9 de março de 2012, os resultados apontaram:

  • Problemas estratégicos: 18%
  • Problemas táticos: 39%
  • Problemas operacionais: 44%

O que estes números sugerem?

Os números desta pesquisa repetem um padrão que tenho encontrado em palestras, cursos e projetos de consultoria para a realização de Planejamento Estratégico.

  • Há uma predominância de as pessoas visualizarem problemas operacionais como os mais importantes da empresa/organização.
  • Os problemas estratégicos tendem a ser menos percebidos pelos respondentes.

Assim,

Reveja sua resposta individual (não publicamos aqui as respostas individuais, como nos comprometemos), e reflita se você teve, nesta pesquisa, pensamento estratégico.

Como cantou Garrido, o “pensamento é o fundamento”, eu pergunto: existe algo mais estratégico em uma organização que o fundamento que a criou e a mantém?

2 comentários sobre “Você pensa estrategicamente?

Deixe um comentário